www.passelivreestudantil.df.gov.br Cadastro 2016

Novidade para alunos que vão fazer ou renovar sua carteirinha do estudante em 2016, o Governo de Brasília criou o site www.passelivreestudantil.df.gov.br para cadastro do Passe Livre Estudantil 2016 de alunos que já usam os recursos e para alunos que desejam obter a carteira para acesso ao transporte público quando forem à escola ou faculdade pública e privada ou até local de estágio no Distrito Federal. Quem tem interesse e deseja obter mais informações, leia nosso artigo abaixo.
Passe Livre DF

Fazer inscrição no Passe Livre Estudantil DF ficou mais prático em 2016, agora os alunos têm a plataforma passelivreestudantil.df.gov.br ministrado pelo DFTrans onde pode ser feito o cadastro e o encaminhamento da documentação para que possa ser renovada ou feita pela primeira vez a carteirinha do estudante, oferecida gratuitamente pelo Governo DF através da SEF – Secretaria da Fazenda.

Ter acesso a carteirinha para acesso gratuito ao transporte público é o direito de todo estudante. Quem pode pedir o Passe Livre Estudantil : estudante do ensino fundamental e médio, estudante do ensino superior e estudante que esteja fazendo estágio obrigatório, alunos de cursos acima de 200 horas aprovados pelo Mec ou SEDF. Os estudantes podem ser de instituições públicas e privadas.

O aluno ou seu responsável deve ter consciência sobre o uso da carteira, que não pode ser usada de outra forma que não seja para acesso a unidade escolar ou local de estágio. Quem descumprir com as normas deve ter carteira bloqueada, impossibilitando o uso da mesma.

O Passe Livre Estudantil 2016

Pode ser usado durante os dias de aulas na semana, mas se o aluno têm aulas obrigatórias comprovadas aos sábados, pode usar já que está indo estudar.

Pelas normas do Governo junto ao DFTrans, fica assim : o Passe livre só pode ser usado nos dias de aulas pelo estudante que cadastrou seu CPF, e não pode passar para terceiros, não pode ser usado em outro transporte que não esteja cadastrado (ônibus, micro-ônibus, metrô), seu uso deve ser quatro vezes por dia no trajeto casa/escola ou local de estágio e escola/casa.

Sabendo como funciona, é só acesse o site abaixo para fazer o cadastro, obter o benefício para pode usar o transporte púbico de graça DF.

Neste site www.passelivreestudantil.df.gov.br pode ser feito o cadastro pela primeira vez e para renovar o Passe Livre até 01/04/2016. Preencha o formulário com dados pessoais, endereço, e-mail, telefone, número de matrícula, nome e endereço da escola ou faculdade onde estuda e outras informações, depois é só digitalizar todos os documentos exigidos.

Documentos que precisa ter em mãos : CPF, RG ou certidão de nascimento, foto para documento, declaração de matrícula da instituição de ensino ou declaração de estágio e comprovante de residência atual. Dentre de 20 dias úteis é que o aluno vai saber qual dia dever ir pegar a carteirinha que é entregue na Rodoviária do Plano Piloto, caso o benefício seja liberado, pois o DFTrans avalia as informações primeiro e se tudo tiver de acordo, libera o Passe.

Informações importantes – como obter o CPF

O CPF a partir desde ano é obrigatório para todos que desejam ter a carteirinha, mas se o aluno ainda não tem o documento não tem problema, já que é muito fácil e rápido tirar o CPF. Muitos lugares têm acesso ao sistema para cadastro do CPF, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios onde cobram uma pequena taxa, mas tem como obter o mesmo sem pagar nada, se preferir pode ir diretamente à Receita Federal ou pode acessar o site e fazer o cadastro do CPF.

Acesse o site para cadastro do CPF aqui : idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf

Informações sobre a modalidade de castro Passe Livre Estudantil DF 2016 foram publicadas no site www.dftrans.df.gov.br

Acesse também www.dftrans.df.gov.br/images/PDFs/LEI_4462-passe_livre

Comente aqui!