Inscrição Sisu 2016 – 2 Segundo Semestre

Começaram as inscrições para o Sisu 2016 2º semestre 2016 oportunidades anunciadas pelo Mec somam mais de 56 mil vagas para serem concorridas pelos candidatos que vão se inscrever no site sisu.mec.gov.br para estudar em universidades federais e estaduais e institutos federais em 24 regiões incluindo Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. Em nosso site informativo você pode conferir o cronograma Sisu, fica sabendo como é feito o processo seletivo dos participantes no Sistema de Seleção Unificado do Mec e quais instituições têm vagas para segunda entrada do ano.
Para participar do processo seletivo do Sisu/Mec primeira etapa de inscrição, o candidato deve ter feito o Enem e ter ficado com nota acima de zero na redação mas, como vai participar de um processo seletivo, deve saber que vão sendo classificados os candidatos com as melhores notas exigidas pela instituição e curso.
SISU 2016-2

Inscrição Sisu segundo semestre 2016-2

As vagas para a seleção do ensino superior é aberta primeiro para candidatos que participaram do Enem 2015 e só depois abre inscrição novamente para o preenchimento das vagas remanescentes e nessas podem concorrer todos que não foram selecionados na primeira fase de inscrição e que desejam ingressar na faculdade pública ainda em 2016.

Importante o candidato observar que as notas exigidas por uma instituição podem ser diferentes de outra e também mudam dependendo do curso. Exemplo do IFBA que classifica as notas e pesos em todos seus cursos de graduação da seguinte forma : nota mínima em redação é de 200 pontos com peso 3,00, já a nota mínima das provas de conhecimentos gerais é de 0,01 mas o peso de cada disciplina varia de acordo com o curso, como o de Farmácia que tem peso 4,00 na prova de ciências da natureza. Por isso precisa observar essas informações na hora de se inscrever.

Durante o período de inscrição o Sisu vai fazendo nota de corte, que é cortando os participantes com as menores notas até que preenchem as vagas disponíveis. Em instituições muito concorridas, que são as que exigem as maiores notas, só são aprovados os melhores do Enem, aqueles com as melhores notas da prova e redação. Caso você não consiga vaga na primeira etapa de inscrição, pode tentar de novo quando o Sisu abrir as inscrições novamente para o preenchimento das vagas remanescente. Caso o curso ou turno, ou a instituição onde queira estudar não tenha mais vaga, mais você quer ingressar na faculdade ainda este ano, pode tentar o FIES 2016-2, caso queira deixar para 2017, pode se preparar mais para participar do Enem 2016 se sua vontade for ingressar em instituição superior usando as notas do Enem.
As notas do Enem estão se tornando de grande importância não só para ingresso em curso superior por meio de processo seletivo do Sisu, Fies, Prouni, mais também em processo seletivo interno feito por várias instituições do Brasil. Por isso, nem só os jovens que sonham com uma carreira profissional mas todos deveriam fazer o Enem, para pessoas que fazem o exame há muito mais portas abertas, e é assim que cresce o país.

Sisu 2016 Inscriçõe Segundo Semestre

Cronograma
Inscrição pelo site sisu.mec.gov.br/inicial de 30/05 a 02/06 – 4 dias de inscrição
Notas de corte saem sai 31 de maio e em 01 e 02 de junho
Resultado Sisu 2016-2 pode ser conferido dia 06 de junho e matrículas de 10 a 14 de junho
De 06 a 17 de junho abre inscrições da lista de espera e convocação pra matrícula será em 23 de junho 2016.

Antes de acessar o link de inscrição você quiser ver cursos na sua cidade, vá em Pesquisar Vagas e depois escolhe umas das opções : procurar por município, procurar por instituição ou procurar por curso. Depois de fazer sua escolha, clique em ver lista abaixo. Pode se inscrever em até dois cursos durante o período de inscrição. Tenha em mãos número e senha do Enem.

Na lista de instituições participantes do Sisu 2016-2, estão :

São Paulo Sisu 2016 – vagas estão no IFSP;
Rio de Janeiro Sisu – oferecem vagas CEFET, UEZO, IFRJ, UFRJ, UFF e mais;
Minas Gerais – têm vagas Sisu CEFET, IFMG, UNIFAL, IFSEMG, IFNMG, IFTM e mais;
Rio Grande do Sul oferece vagas pelo Sisu – estão no IFRS, IFSUL, FURG, UFSM, UFPEL;
Santa Catarina Sisu 2016 – vagas oferecidas pelo sistemas estão na UDESC e UFFS;
Paraná Sisu 2016 – vagas pela UTFPR;
Espírito Santo Sisu – têm vagas segundo semestre 2016 no IFES e UFES;
Bahia Sisu- vagas em IFBaiano, IFBA, INEB, UESB, UFBA, UFRB;
Paraíba no Sisu – vagas devem ser abertas pelo IFPB, UEPB, UFPB, UFCG;
Ceará – IFCE e UFCA têm vagas pelo Sisu;
Tocantins – vagas Sisu estão no IFTO e UFT;
Sergipe – pelo Sisu 2016 há vagas no IFS;
Alagoas – vagas no Sisu são do IFAL;
Maranhão – vagas abertas pelo Sisu na UFMA;
Pernambuco Sisu – estão com vagas no sistema o IFSertão;
Rio Grande do Norte Sisu – vagas no IFRN e UFERSA;
Piauí Sisu 2016 – vagas oferecidas pela UFPI;
Rondônia – vagas Sisu 2016 no IFRO;
Roraima – vagas Sisu no IFRR;
Pará Sisu – vagas na UNIFESSPA;
Amapá -estão com vagas no sistema Sisu IFAP e UNIFAP;
Acre – estão oferecendo vagas no Sisu 2016 IFAC e UFAC;
Mato Grosso do Sul – vagas Sisu no IFMS e UFMS;
Distrito Federal – vagas Sisu no IFB.

Comente aqui!