Inscrições para o Prouni 2019

Inscrições para o Prouni 2019
Rate this post

Saiba como fazer a sua inscrição Prouni 2019 que abre processo de seleção para o preenchimento das vagas 2019, o programa “Programa Universidade Para Todos” do Ministério da Educação oferece bolsas de estudos primeiro semestre 2019 para o candidato que pretende cursar graduação pela primeira em instituição que oferece curso superior particular, para alunos que já estão matriculados em um curso superior pago e precisam de uma bolsa e para professores interessados em faz licenciatura por meio de bolsa.

Prouni inscricao 2016


Inscrições Prouni 2019

Podem ser feitas pelos participantes do Enem 2018 através do siteprouni.mec.gov.br. Para participar o candidato deve ter obtido nota mínima de 450 pontos na prova e obtido nota superior a zero na redação e que tenha intuito de fazer Bacharelado, Bacharelado em Engenharia ou curso que oferece formação em Tecnologia e licenciatura.

Exemplos de instituições privadas que oferecem graduação paga : Estácio de Sá , AnhangueraUNIP, Uninove, UNA, PUC e muitas outras que podem ser conferidas assim que o Mec abrir inscrições no site do Prouni.

Requisitos para pedir bolsa ao governo federal por meio do Programa Prouni

– Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou, ter cursando em escola particular na condição bolsista integral ou, ter feito uma parte do ensino médio em escola pública ou outra parte em escola privada também por meio de bolsa integral.




Candidatos com esses requisitos podem pedir bolsa integral Prouni 2019 desde que tenham renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Quem tem renda familiar que passa de 1,5 salário e que o valor não ultrapasse 3 salários mínimos por pessoa, vai ganhar a bolsa parcial, ou seja, desconto de 50% no curso.

Devem preencher esses requisitos alunos que vão iniciar seu primeiro curso de graduação e os alunos já estão matriculados e que já estejam cursando a educação superior em instituição privada.

– Professor do magistério que estejam efetivados em escolas públicas, esses não precisam comprovar renda.

Prouni 2019 Inscrição

Abre dia 31/01 no site prouniportal.mec.gov.br/2019 e encerra dia 03/02/2019.

Para iniciar a inscrição informe número de inscrição e senha do Enem 2018, também e-mail e telefones de contato e demais informações sobre o candidato. Na hora de fazer a inscrição, o candidato pode escolher dois cursos e duas instituições.



Resultado primeira chamada sai dia 06/02 para matrícula de 06 a 14/02 e de segunda chamada sai dia 20/02 para matrículas de 20 a 2702. Resultado Prouni 2019 será disponibilizado no site do programa, pelas instituições participantes e também pelo telefone de contado do MEC 0800 616161. Inscrições para lista de espera Prouni acontecem de 07 a 08/03/2019 e durante esse período pode participar quem não foi chamado na primeira e nem na segunda chamada.

O que o candidato precisa saber antes de fazer a inscrição

Ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem na hora de faze a inscrição e só é válido do Enem 2018, caso o candidato tente nota de outro ano não vai conseguir da continuidade na inscrição.

O candidato sabendo que ficou com nota de 450 pontos acima e que ficou com pontuação acima de zero na redação, pode se inscrever mas isso não quer dizer que a vaga ta garantida, essa é a nota mínima mais muitos candidatos podem tirar nota bem mais alta do que essa, então o sistema vai fazendo o processo seletivo e classificando das maiores para a menores notas até preencherem as vagas.

Caso haja empate de candidatos com a mesma nota em uma instituição, curso e turno, o desempate será feito pela maior nota de redação, na sequência pela nota de linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, nesta ordem.

Quem já tiver interesse em participar do Prouni, já providencie documentos comprobatórios, pois não pode faltar nenhum quando for efetuar a matrícula, documentos essenciais são os documentos pessoais, comprovante escolar e de renda, documentos de renda devem ser todos da casa que trabalham e de outras rendas fixas da família.

Comente aqui!