Estudantes do ensino fundamental e médio e estudantes do ensino superior que precisam usar o transporte público do Rio de Janeiro podem pedir o cartão RioCard por meio de cadastro no site www.cartaoriocard.com.br Gratuidade, esse é um benefício que está a disposição dos estudantes com idade a partir de 5 anos que estudam na rede municipal, estadual e federal e estudantes universitários e para demais moradores do Rio com o mesmo direito como idosos e pessoas com necessidades especiais. Se você se encaixa em uma dessas categorias ou tem filho que precisa usar transporte público de graça, leia mais informações em nosso artigo para saber onde ir e como pedir o cartão RioCard para uso de acordo com suas necessidades.
Riocard Gratuidade

Quem tem direito ao cartaoriocard.com.br Gratuidade

Estudantes da Rede Municipal e Federal que estejam fazendo o ensino fundamental e médio com idade a parir de 5 anos. Responsáveis desses estudantes devem ir em um posto com o comprovante de matrícula do aluno, documento de identificação e comprovante de residência para pedir o cartão, sendo primeira ou segunda via. O cartão é ativado no posto e no dia de ativar levar documento de identificação e declaração escolar, para uso no trajeto casa-escola e escola-casa.

Estudantes Seeduc que estudam na Rede Estadual sendo no ensino fundamental e médio. Esses têm direito ao cartão para uso no transporte público para irem até a escola e podem solicitar o cartão pela internet.

Alunos Seeduc fazem primeiro o cadastro de um e-mail junto à sua escola antes de fazer a solicitação do cartão que é feito pelo site aluno.riocard.com/acesso/login. Quem vai pedir o cartão pela primeira vez, preencha os campos na caixa Quero me Cadastrar informando o número de matrícula e o nome completo. Após, o aluno receberá a confirmação por e-mail para dar continuidade, clique no link enviado para o e-mail, que o mesmo vai direcionar para a página que dará continuidade no cadastro.

Com tudo certo, o cartão do aluno vai ser encaminhado para escola onde estuda e depois de pegar o cartão entra no site novamente para confirmar o recebimento de seu cartão. O desbloqueio do cartão vai ser feito em até 48 horas.

-Estudantes matriculados em curso de graduação presencial que conseguiram vaga por meio de bolsa Prouni ou por cotas ou que tenham renda familiar de até 1 salário mínimo por pessoa. Os alunos poderão pedir o passe livre para uso em ônibus nas linhas municipais do Rio de Janeiro para irem até a faculdade e da faculdade para casa apenas.

Os estudantes que fizeram o cartão em 2016 devem ficar atentos quanto a renovação do mesmo em 2017. No começo de 2017 será publicada uma tabela onde estará marcada data de vencimento do cartão e data para recadastramento, confira as datas de 2016 aqui www.cartaoriocard.com.br/rcc/gratuidade/passeLivre. Neste mesmo site você confere a lista de documentos que precisa ter em mãos para pedir o cartão do estudante universitário e como renovar o cartão. Alunos precisam comprovar a cada semestre que estão matriculados no curso superior para continuarem a receber o benefício.

Outros cartões gratuitos RioCard

RioCard Sênior – cartão para senhores com idade a partir de 65 anos, mas há municípios que fazem o cartão para pessoas com idade entre 60 e 64 anos. Veja no site abaixo como pedir o cartão do idoso.

Vale Social – esse é um cartão que tem grande importância para quem faz tratamento médico ou medicamentosos com frequência em órgão público de saúde. O cartão pode ser utilizado em metrô, trem, ônibus rodoviário intermunicipal e transporte aquático.

RioCard Especial – esse é para pessoas com necessidades especiais que têm todo o direito de usar o transporte público para irem ao médico ou para outros meios e seu acompanhante também pode usar o mesmo cartão, desde que estejam juntos. O cartão é solicitado no site abaixo.

Informações no site www.cartaoriocard.com.br/rcc/gratuidade, acesse o página correspondente ao cartão que vai pedir pelo RioCard