Está definido o calendário com data da inscrição Fies 2016 – Fundo de Financiamento Estudantil do Mec, o Fies recebe inscrições para processo seletivo de candidatos que buscam financiamento para graduação em 2016, sendo que podem participar pessoas que fizeram o Enem 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015, professores efetivos da rede pública e pessoas que fizeram o ensino médio até 2010, com intuito ingressarem em faculdade privada onde oferece bacharelado, licenciatura e tecnologia, veja abaixo mais informações sobre o Fies 2016 que para segundo semestre têm novas regras.

Inscrições FIES 2016 devem ser abertas em junho para seleção de novos candidatos que vão pedir o financiamento estudantil 2016, que vão fazer graduação presencial aprovada pelo Mec em instituições privadas de todo o Brasil que participantes do Fies, no segundo semestre 2016.

FIES 2016 inscrição

Requisitos para quem pretende pedir o financiamento pelo Fies são : ter obtido nota mínima de 450 pontos na prova e nota superior a zero na redação caso tenha participado do Enem, não ter terminado um curso de graduação e ainda ter renda familiar de até dois salários mínimos e meio federais por pessoa.

Professor que faz parte do quadro de funcionários de escola pública, onde leciona a educação básica, pode se inscrever em curso de Licenciatura – lecionar ensino infantil, fundamental e médio, Normal Superior – para dar aulas para turmas infantis e turmas dos primeiros anos do ensino fundamental, ou Graduação em Pedagogia que seja na sua área de atuação, por meio Fies para poder financiar seus estudos.

Como fazer a inscrição no Fies 2016 – início em 14/06/2016

Acesse o site abaixo, vá no link de inscrição primeiro acesso, informe número do CPF, data de nascimento, e-mail válido e senha para cadastro, a partir dessas informações é que o sistema direciona o candidato para o preenchimento dos demais campos e depois o candidato será selecionado por meio de notas do Enem, caso tenha feito o Enem, ou pelas informações socioeconômicas prestadas no memento da inscrição.

Durante o período de inscrição o sistema faz e divulga a notas de corte parciais Fies 2016, ou seja, corta o candidato que tem a nota mínima para ficar entre os candidatos com as melhores notas para tal curso de acordo com número de vagas, pois para cada curso haverá uma quantidade de vagas por turno e devem ser classificados os com as melhores notas do Enem se for o caso, ou pelos que tenham a menor renda.

Muito importante acompanhar as notas de corte, pois o candidato pode alterar sua opção de curso até o último dia de inscrição.
O candidato fica sabendo quais instituições estarão participando do Fies, quantidade de vagas por cursos e turno quando o Fies abre inscrições.

Inscrições Fies 2016

Segunda edição Fies desde ano abre inscrição dia 14 e encerra dia 17 de junho e deve ser realizada exclusivamente no site fiesselecao.mec.gov.br. Os candidatos pré-selecionados dentro das vagas ofertadas devem ser chamados em uma única etapa, demais candidatos ficarão na lista de espera, caso sobre vagas após processo de contrato do financiamento – fase de comprovação dos requisitos, candidatos da lista de espera podem ser chamados.

Além desta página onde é feita a inscrição e onde há informações do Fies, o sistema tem também o portal sisfiesportal.mec.gov.br onde há uma lista de instituição por estado e cidade que poderão está com vagas abertas no Fies 2016. Além do mais, há também links que informam o candidato sobre condição de financiamento, opção para simular o financiamento e tem também um link de Perguntas Frequentes.

Há muitas informações que o candidato pode ficar sabendo antes de se inscrever, basta tirar um tempinho para ler tudo sobre o Fies para que não haja qualquer dúvida refere ao financiamento, como por exemplo que terá que pagar os juros a cada três meses durante o tempo de estudo e na mesma frequência após o curso.

O valor dos juros é calculado com referência na renda familiar mensal, mais o valor máximo de juros pagos por trimestre é de R$ 150,00. Por isso é essencial ler todas as informações com atenção para saber de todas as normas Fies.

Uma dica

Quando for passar o valor da renda familiar deve informar a renda de todos que residem na mesma casa, depois deverá levar documentos que comprovem a renda. Renda familiar é o salário fixo mensal em carteira de trabalho e de autônomo e outras rendas fixas mensais.

Saiba o que mudou no Fies 2016/2, lendo informações no portal do Mec portal.mec.gov.br