Estudantes e concluintes do ensino médio agora podem fazer curso preparatório do Enem 2016 de graça na TV Escola MEC, o programa está oferecendo oportunidade de estudos via Hora do Enem para candidatos que pretendem fazer simulado gratuito Enem 2016, na plataforma de estudo online tvscola.mec.gov.br/hora-do-enem criada pelo Mec, onde o estudante ou egresso da escola pública ou privada encontra plano de estudo personalizado e aulas de vários formatos para poder estudar e participar do simulado que tem data marcada para abril, junho, agosto e outubro 2016.

O curso preparatório Enem 2016 gratuito é realizado no site TV Escola MEC é para os alunos que gostariam de estar mais preparados para participarem do Enem 2016. O candidato que fizer o curso poderá fazer um simulado o qual imita formato da prova do Enem, para poder se preparar e se sair bem na prova oficial.
Enem 2016

Aulas preparatórias podem ser assistidas no site e também pela TV Escola, esse é uma canal do Mec que vai exibir informações, notícias, orientações e comentários sobre questões anteriores do Enem. As exibições começam em maio 2016 e em cada dia da semana será uma aula, veja abaixo quais são as matérias e dias de aulas na tv :

  • Aulas de Matemática e suas tecnologias – dia de segunda-feira;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias – terça-feira;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias – quarta-feira;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias – quinta-feira;
  • Redação – aulas acontecerão na sexta-feira.

A plataforma de estudos e de simulado e as aulas pela tv foram dissolvidas pelo Mec em parceria com a TV Escola e Sesi para ajudarem o aluno que tem o objetivo de realizar o Enem, ser aprovado nas provas de conhecimentos gerais e redação e adquirir nota alta para ficar numa boa posição na lista dos classificados.

Você que pretende disputar uma vaga na instituição e no curso dos sonhos e sabe que as vagas são concorridas, tem que estudar muito para conseguir a vaga. Se for concorrer vaga em graduação pelo SISU por exemplo, faz a inscrição e pode ser classificado se tiver a pontuação mínima, mas se outro candidato com maior pontuação se inscreve, ele passa à sua frente, fazendo com que você que foi classificado fique para trás. Assim segue, os melhores do Enem são os que vão ocupar vagas nas mais concorridas instituições públicas da educação superior.

A pessoa que faz o Enem têm muito mais oportunidades, pois tem a opção de concorrer graduação gratuita pelo SISU ou bolsa de estudo integral ou parcial em graduação paga pelo PROUNI ou financiar os estudos pelo FIES ou se preferir pode concorrer curso técnico Pronatec que abre vagas pelo sistema Sisutec.

Mas as notas do Enem podem ser usadas em outros meios, por isso é tão importante fazer o Enem, principalmente os jovens que estão terminando o ensino médio e querem fazer o ensino superior após finalizar seus estudos básicos.

Para se dar bem no Enem muita gente procura os cursos preparatórios, mas um bom curso é pago e não é barato e nem todos podem pagar. Graças ao plano de estudo do Mec todos terão a mesma chance de passar no Enem oficial, basta aproveitar a oportunidade e estudar de verdade.

Fazer inscrição Hora do Enem 2016 – TV Escola MEC

Inscrições ocorrem no site tvescola.mec.gov.br na Plataforma de Estudos, onde é feito o cadastro do candidato para que um plano de estudo seja elaborado de acordo com seu perfil profissional e seu tempo para estudo, basta informar o curso que pretende fazer e quantas horas/dia têm para estudar.

Dica para os alunos

Para poder fazer o simulado no tempo estipulado, é preciso ter um computador eficiente, que é internet rápida e configurações básicas que todo computador com bom desempenho deve ter, quem não entende disso pode pedir ajuda de um profissional de TI.

O candidato sem computador com internet pode fazer a simulado em universidade ou instituto federal, em instituição particular ou comunitária ou em uma escola pública da rede estadual. Os interessados podem se inscrever de 11 a 15 de abril também pelo site da TV Escola – Plataforma Hora do Enem.

Dias que vão acontecer os Simulados Enem 2016

Dia 30 de abril 2016 acontece o primeiro simulado;
Segundo simulado dia 25 de junho 2016;
Terceiro está marcado para 13 de agosto 2016;
Outro simulado será em 08 e 09 de outubro 2016.

As provas do simulado são apenas preparatórias e as notas obtidas não devem ser utilizadas para o exame oficial, mais a provas do simulado serão elaboradas no mesmo formato do Enem e as questões devem ser respondidas no mesmo tempo do Enem.

Informações detalhadas sobre curso do Enem 2016 estão no site da TV Escola MEC