Cursos gratuitos para professores 2016 em todo Brasil tiveram a inscrição prorrogada no site da Plataforma Freire freire.capes.gov.br, onde os candidatos vão se inscrever para participar do processo seletivo da rede Universidade do Professor, um sistema criado pelo Mec recentemente que possibilita ao profissional que leciona na rede municipal e estadual, fazer um curso de licenciatura gratuito a distância pela Universidade Aberta do Brasil UAB ou de forma presencial em universidades e institutos federais em todo o país.

A Plataforma Freire abriu inscrições 2016 e seguem até o dia 20 de maio de 2016 e está oferecendo cerca de 104 mil oportunidades para professores da educação básica que precisam obter a graduação em licenciatura para melhorar o ensino, tanto os professores do ensino fundamental anos iniciais e finais, quando os do ensino médio, fase de estudo em que os alunos precisam ser muito bem orientados por docentes qualificados pois depois devem prestar vestibular para ingresso em faculdade.
Plataforma Freire 2016

Quando se fala na melhoria da educação, tem que priorizar educação dos professores e esses precisam estar nos melhores planos de ensino do Mec. Se o educador não possui uma formação profissional e de qualidade, não tem como nossos filhos terem acesso ao ensino de excelência assim como os estudantes dos países desenvolvidos. Por isso o Mec investiu em mais uma forma de levar a licenciatura ao professor para habilitá-lo, que é essa rede Universidade do Professor junto à Plataforma Freire, sistema UAB 2016 e instituições federais.

Graças a essa parceria muitos docentes devem ser habilitados e com isso poderão ser reconhecidos e mais respeitados como professores e para dar continuidade nos estudos, porque um bom profissional não fica parado, poderem ingressar em curso de nível mais elevado, de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

Quem sonha com o curso de licenciatura mais faltam oportunidades ou mesmo falta tempo para estudar, pode concorrer às vagas EAD UAB 2016. Só para cursos a distancia há 81 mil vagas que devem ser distribuída em todo o país, onde há polos da Uab.

Docentes brasileiros vão poder obter licenciatura em química, física, educação física, letras, língua portuguesa, inglês, espanhol, ciências naturais, ciências biológicas, dança, artes, sociologia, matemática, informática, história, geografia.

 

Como fazer inscrição na freire.capes.gov.br 2016

Para se inscrever um curso desse, o candidato vai fazer o cadastro no site da plataforma Freire na opção Primeiro Acesso, caso ainda não seja castrado, quem já tem cadastro entra na opção Já sou cadastrado para se inscrever.

Candidatos inscritos vão ter suas inscrições validadas pelas secretarias da educação de âmbito estadual se o professor for da rede ou pela secretaria da educação municipal se o docente for da rede municipal.

Inscrições abriram em 05/4 e foram prorrogadas até o dia 20 de maio de 2016 – freire.capes.gov.br

Validação das inscrições de 06/5 a 06/06

Resultado do processo seletivo em 30/06/2016

Professor interessado em fazer curso pelo programa Parfor, deve aguardar as inscrições que abrem só em 2017. Parfor que faz parte lista de programas da Capes, oferece curso de licenciatura intensivo durante as férias escolares e quem pode fazer os cursos são os educadores da rede pública de ensino. Inscrições são abertas no site da Plataforma Freire, aguarde!

Leia informações importantes nos links abaixo

Portal MEC: portal.mec.gov.br/universidade-do-professor-oferecera-105-mil-vagas-para-que-docentes-completem-formacao

Site da CAPES www.capes.gov.br/uab-oferta-81-mil-vagas-em-nova-universidade-do-professor

Informações sobre o Parfor : capes.gov.br/educacao-basica/parfor