Confira a data de inscrição Enem 2016 que será feita no site enem.inep.gov.br  e saiba como se preparar para a prova através da Hora do Enem e veja informações sobre as regras para este ano, você que vai participar da prova do  Enem visando uma boa nota e assim poder concorrer a uma graduação gratuita pelo Sisu, bolsa de estudo pelo Prouni, financiar os estudos pelo Fies ou concorrer a um curso técnico gratuito Pronatec pelo Sisutec 2016, logo mais poderá realizar sua inscrição para poder fazer aprova que vai ser oferecida em novembro 2016. Fazer inscrição e conferir resultado Enem no site oficial Exame Nacional Ensino Médio.

As inscrições Enem 2016 deverão ser realizadas online na página enem.inep.gov.br onde também serão publicados os  resultados de provas do Enem. Onde obter um boa nota facilita o ingresso nas melhores instituições que oferecem curso superior gratuito ou pago ou curso técnico.
Enem 2016

O Enem acontece uma vez por ano e todas pessoas que pretendem fazer o exame vêm se preparando há um bom tempo para serem aprovadas na prova que é aplicada em dois dias. Com as notas no Enem, muito mais oportunidades devem aparecer ao longo do ano posterior o da prova, pois além de poder participar de processo seletivo abertos pelo Mec, que são do programa Prouni, sistemas de seleção unificada Sisu e Sisutec e Fies, quem participar do Enem pode ter notas usadas para ajudar nas notas de processo seletivo interno em algumas instituições do país.

O exame costuma ser aplicado em dois dias consecutivos, sendo quatro provas de conhecimentos gerais, formadas com questões de Ciências Humanas (história, geografia, sociologia e filosofia), Ciências da Natureza (biologia, química e física), Linguagens e Códigos (língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física, informática), matemática e a redação, essa tem um grande peso da nota geral da prova.

Como estudar e se preparar para o Enem 2016 – Dicas

O candidato interessado pelo exame pode encontrar várias formas de estudar. No edital Enem que pode ser acessado no site enem.inep.gov.br, há o conteúdo de todas as disciplinas que caem nas provas, que é muito bom ler para ter uma noções sobre assuntos que tem que estudar. No mesmo site há os gabaritos anteriores que podem ajudar a conhecer o Enem e também há outros meios de estudos que pelo Hora do Enem, esse é uma plataforma de estudos criada pelo Mec onde a pessoa pode estudar a vontade e participar do Simulado Enem 2016. Junto com essas meios de estudos, o candidato pode agregar também conhecimento de mundo, importante acompanhar as notícias na tv, ler jornais, entre outros, com isso terá muito mais conhecimento e estará mais preparado para realizar o exame.

Hora do Enem – Sumulado Mec 2016

Esse é novo programa desenvolvido pelo Mec, o Hora do Enem acessado no site TV Escola tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem. É por ele que todos podem ter acesso às aulas elaboradas acordo com cada perfil, ou seja, as aulas são montadas depois que o estudante informa por meio de cadastro o tipo de curso que tem intenção de fazer e quantas horas pode por dia tem para estudar.

Os alunos podem estudar pelas aulas no site através vídeos e fazer exercícios para participar do simulado que está agendado para dia 30 de abril, sendo que haverão mais três simulados até outubro 2016 e depois de maio poderá assistir também pela TV Escola.

enem.inep.gov.br2016 – Inscrição

Começa dia 09 de maio e encerra em 20 e maio 2016. Para se inscrever é só acessar o site enem.inep.gov.br quando as inscrições forem abertas, fazer o cadastro, realizar a inscrição e depois imprimir a guia para pagamento e pagar a taxa que custa R$ 68,00 em qualquer banco, casa lotérica ou em uma agência dos correios até 25 de maio. Quem não pode pagar pelo valor pode pedir a isenção por meio de declaração de carência desde que estejam cursando o ensino médio em escola pública.

A prova está agendada para dia 05 e 06 de novembro às 13h30, mas os participantes devem chegar até 13h. Resultado Enem 2016 deve sair no começo de 2017 pelo INEP e é depois do resultado que as oportunidades vão surgindo, pois os participantes precisam saber das notas para se inscreverem em curso de graduação ou técnico.

Novas Regras do Enem

Este ano, quem for fazer o Enem deve estar atento com as novas regras do Mec. No Enem 2016 terá impressão da digital – selo gráfico que estará na ficha de identificação de cada candidato e também terá um aplicativo instalado no celular que servirá para o candidato ver informações sobre a prova, dicas e resultados, dentre outros.